Primeiro Capítulo: E se você viesse do passado?

Imagine a seguinte coisa: e se você acordasse e simplesmente não soubesse sobre a abolição da escravatura, não soubesse que o homem pisou na Lua, não conhecesse televisão, internet, celular, não conhecesse carros e aviões? Resumindo, e se você dormisse por 132 anos? Como você reagiria a todas essas novidades? Essa é o questionamento que a nova novela das 19h está aí para te fazer.

 

“Então isso é o futuro?” – Marocas.

Imagem1.png
Elenco de “O Tempo Não Para”. (foto: divulgação/TV Globo)

A história de Mario Teixeira (autor de Liberdade, Liberdadee I love Paraisópolis) e direção geral de Marcelo Travessos, tem como tema principal a família Sabino, que é congelada por 132 anos, e acorda em plena cidade de São Paulo, em 2018. Os integrantes desse grupo são: o pai, Dom Sabino, a mãe, Dona Agustina, as filhas Marocas e as gêmeas Nico e Kiki, e os empregados da família: Miss Celine, Menelau, Damásia, Cairu, Bento, Cesária, Cecílio, Teófilo e o cachorro Pirata.

 

“Que abolição é essa que um homem da sua estatura tem que vasculhar o lixo para comprar um pedaço de pão?” – Dom Sabino.

 

O primeiro capítulo

Neste primeiro capítulo conhecemos a família de Dom Sabino e principalmente, o temperamento compreensivo, mas forte da primogênita, Marocas. Espevitada, a menina arruma uma baita confusão: no dia do seu baile de apresentação é vista nua (para nós, os contemporâneos, com uma camisola, quase um vestido longo) por Bento – um recém-formado em direito e poeta revolucionário.

Para livrá-la da desonra, Dom Sabino incentiva a filha a se casar com Bento, mas ela recusa e é nesse momento que eles têm a emocionante conversa:

 

“O senhor fez de mim o filho homem que sempre quis ter. Respeite-me, meu pai, porque eu sou o que o senhor fez de mim.” – Marocas

 

Como uma segunda alternativa, Dom Sabino resolve viajar com a família, para que com o tempo, toda a comunidade se esqueça do acontecido com a filha. E é nessa viagem que ocorre o inesperado: o navio para por uma turbulência e afunda.

Como toda novela que se preze precisa de uma romance, em um salto para o século XXI, o bloco de gelo é encontrado no mar e os protagonistas têm seu primeiro encontro: o bloco de gelo de Marocas se solta e ela afunda, sendo regastada pelo empresário Samuca.

elenco-otemponaopara.png
foto: divulgação/TV Globo

Temática ousada

Com a mistura de romance e uma pitada de ficção científica, “O Tempo Não Para” aposta em uma história ousada, com adereços que fogem dos fatos considerados “reais” pela sociedade. Não que isso seja algo ruim, pelo contrário, é uma bela oportunidade de inovação e afinal, esse também é um dos objetivos de uma novela: transportar o telespectador para outra realidade e fazê-lo pensar sobre a vida, de inúmeras possibilidades.

O que se espera é que o autor não se perca pelo caminho, como aconteceu em outras tramas da emissora (exemplo, Tempos Modernos) que apostou muito mais alto do que poderia e a trama acabou sem nenhuma marca registrada.

Avante ao século XXI, família Sabino. Infelizmente, se olharmos detalhadamente, alguns conceitos ainda não mudaram tanto. Mas estamos tentando.

Autora do texto:

Mariana VirgílioMariana Virgílio é Jornalismo, capricorniana, noveleira e formada em Grey’s Anatomy por quatorze temporadas. Acredita no poder da Comunicação e no papel social do artista. É apaixonada por manifestações artísticas e, em paralelo à profissão, exerce a paixão pelo teatro e pela literatura. É uma dos seis escritores do livro “Pôquer a seis”, lançado em março de 2018 e escreve textos para a distopia Literalmente (https://medium.com/literalmente).

 

 

Autor: marcellusfonseca

Ator e radialista, formado no curso de Rádio, TV e Internet pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. Atualmente estudante da pós-graduação de Storytelling na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Apaixonado pela TV brasileira, dedicado à arte da telenovela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s